TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL (TCC): A Terapia Cognitivo-Comportamental - TCC integra técnicas e conceitos vindos de duas principais abordagens tais como a cognitiva e a comportamental.
Para Beck (1963; 1964), de acordo com a Terapia Cognitiva os indivíduos atribuem significado a acontecimentos, pessoas, sentimentos e demais aspectos de sua vida e, com base nisso, comportam-se de determinada maneira e constroem diferentes hipóteses sobre o futuro e sobre sua própria identidade.
Segundo a psicologia, as pessoas reagem de formas variadas a uma situação específica podendo chegar a conclusões também variadas.
O objetivo da Teoria Cognitiva, segundo Bahls (1999); Biggs e Rush (1999) Beck e Alford (2000) é descrever a natureza de conceitos (resultados de processos cognitivos) envolvidos em determinada psicopatologia de maneira que, quando ativados dentro de contextos específicos, podem caracterizar-se como mal adaptativos ou disfuncionais.
Segundo Lima e Wielenska (1993), no processo de psicoterapia cognitiva ocorre algo muito semelhante a testagem empírica das teorias científicas: os sistemas de crenças pessoais são testados com relação à suas consequências e funcionalidade para a vida do paciente dentro de contextos específicos.
Para Beck e Alford (2000) este processo de testagem empírica ocorre a partir da aplicação de técnicas e conceitos desenvolvidos na teoria cognitiva e por esta razão é imprescindível, para a realização de uma terapia com bases verdadeiramente científicas, que o terapeuta tenha um embasamento teórico sólido bem como um domínio das técnicas e uma boa interação com a pessoa que buscou o tratamento, já que deve haver uma parceria terapeuta-paciente nesta investigação cognitiva.